top of page

Curiosidades sobre o Hidróxido de Sódio

O hidróxido de sódio, popularmente conhecido como soda cáustica, é um composto básico forte, esbranquiçado em forma sólida e transparente em meio aquoso, sendo muito utilizado para a produção de sabão, papel, tecido e biodiesel.

 

Em meio aquoso o hidróxido de sódio se dissocia, aumentando a concentração de íons hidroxila na água, fazendo com que o pH da mesma aumente muito. Esse composto se define basicamente na presença do íon do sódio, que é um metal alcalino bastante comum, ligado ao íon hidroxila por uma ligação iônica.

Essa base pode ser encontrada na forma de cristais higroscópicos, em outras palavras, absorve água rapidamente. Esse composto pode ser produzido através da eletrólise da água do mar, devido à presença do cloreto de sódio (NaCl). Outra forma de sua produção é a adição de um pedaço de sódio metálico na água. Nessa interação há a formação do cátion do sódio e a liberação de íons hidroxila, além da formação de gás hidrogênio. A figura abaixo mostra esse processo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O cátion e o ânion do hidróxido de sódio em meio aquoso não se mostra como uma ligação propriamente dita, mas sim como é apresentado no painel, sendo que o íon sódio fica próximo ao íon hidroxila, interagindo de forma eletrostática, ou seja, uma interação entre cargas.

Por ser uma base forte, o hidróxido de sódio é bastante cáustico, o que pode promover queimaduras na pele e nas mucosas, por contato direto ou por aspirar o pó e os particulados pequenos dessa base.

NaOH.jpg

Fórmula estrutural do Hidróxido de Sódio.

dissociacao-de-bases-crop1.jpg
NaH2O1.jpg
NaH2O.jpg
bottom of page